100%

Câmara entrega novos Títulos de Cidadão Benemérito

A Câmara de Vereadores de Braço do Norte entregou na noite desta sexta-feira (10), mais oito Títulos de Benemerência, foi a segunda Sessão Solene realizada neste ano de 2017. A solenidade ocorreu na sede da Casa Legislativa, e contou com a presença de familiares, amigos e lideranças políticas de todo Estado.

Presidida pela presidente do Legislativo, senhora Maria da Silva Kulkamp, a sessão entregou os títulos de Cidadãos Honorários para os homenageados: Sonia Maria Ramos Pereira, Maria Rosinete Souza Effting, Marcos Aurélio Ramm, Ronaldo Benedet, Ronaldo Fornazza, Amélia Felipe da Silva, Valter José Gallina, e o senhor Valdir Volpato.

Tiveram como autores dos Decretos Legislativos a vereadora Maria da Silva Kulkamp, que homenageou a senhora Sonia Maria Ramos Pereira, através do Decreto nº 106/2017, e a senhora Maria Rosinete Souza Effting, através do Decreto nº 108/2017.

Vereador Jacinto Orben Perin, autor do Decreto Legislativo nº 0100/2017, que homenageou o policial Militar Major Marcos Aurélio Ramm.

O vereador Rafael Marcelino Borgert, autor do Decreto Legislativo nº 0103/2017, homenageou o Excelentíssimo Deputado Federal senhor Ronaldo Benedet.

Vereadora Arlete Ramos, autora do Decreto Legislativo nº 0107/2017, homenageou o Excelentíssimo Vice-Prefeito senhor Ronaldo Fornazza.

A vereadora Maria da Silva Kulkamp, autora do Decreto Legislativo, homenageou a senhora Sonia Maria Ramos Pereira.

O vereador Israel de Souza Machado, autor do Decreto Legislativo nº 0105/2017, homenageou o Excelentíssimo  Deputado Estadual Senhor Valter José Gallina.

E, o ex-vereador Emerson Machado Fernandes, homenageou a senhora Amélia Felipe da Silva com o Decreto Legislativo nº 096/2016, e o senhor Valdir Volpato através do Decreto Legislativo nº 097/2016.

Para a presidente do Legislativo este será mais um grande evento que ficará marcado na histórica do município. “Quero agradecer a todos pela presença, parabenizar todos os oito homenageados, pois são pessoas com forte liderança, e que que ajudaram ou, ainda, ajudam o crescimento e o desenvolvimento da nossa cidade.” Enfatizou Maria.
 
 
CONHEÇA O HISTÓRICO DOS HOMENAGEADOS:
 
APAE – Escola Especial João Estanislau Ângelo – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, do município de Braço do Norte – SC, entidade mantenedora da Escola Especial João Estanislau Ângelo, foi fundada em 12 de abril de 1984 e tem por finalidade o atendimento com qualidade às pessoas com deficiência intelectual moderada a severa, deficiência múltipla e transtorno do espectro autista. A instituição atende gratuitamente em média 101 (cento e um) atendimentos de zero até a idade adulta, oferecendo-lhes atendimento educacional, com apoio fonoaudiológico, psicológico, serviço social, terapeuta ocupacional, médico psiquiatra, nutricionista. A APAE está sob a presidência do senhor Bertilo Schlickmann e a Direção da Escola Especial do professor Angelo de Souza. A APAE de Braço do Norte sendo referência na região tem a missão de promover ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio a família, direcionadas melhorias da qualidade de vida das pessoas com deficiência e a construção de uma sociedade mais justa e solidária. #SomostodosAPAExonados.

Marcos Aurélio Ramm - Nasceu na cidade de Tubarão, no dia 05 de setembro de 1973. Casou- se com a senhora Djúlie Figueredo Muller, e deste matrimonio nasceram: Betina e Cecília. Oficial da Polícia Militar de Santa Catarina. Foi nomeado Aspirante e Gestão Pública e Especialista em Administração9 em Segurança Pública. Atuou como chefe do setor de inteligência e informações do 2º Batalhão em Chapecó entre 1996 a 1998; Comandante do Pelotão de Braço do Norte – 1998 a 2003; Comandante do Pelotão de Orleans – 2005 a 2009; Comandante da Cia de Polícia Militar em Braço do Norte – 2010 a 2011; Comandante da Guarnição Especial de Braço do Norte desde 10 de abril de 2015; Comandou a cidade de Braço do Norte por 3 ocasiões: na condição de Pelotão Cia e agora Guarnição Especial. Em Braço do Norte fomentou o desenvolvimento de novas atividades para a Polícia Militar como o PROERD, Polícia Comunitária, novas modalidades de Policiamento na cidade e na região. Fortaleceu a atividade juvenil através dos clubes de serviços. Participou de vários cursos de aperfeiçoamento para melhor atender a população. Tem o dom de cantar.

Maria Rosinete Souza Effting - Nasceu em Pedras Brancas, interior de Lages, no dia 16 de dezembro de 1960. Filha de Pedro Ribeiro de Souza e de Maria do Carmo Rosa de Souza, sendo a mais velha de seis irmãos.  Casou-se no dia 14 de fevereiro de 1981, com o senhor Bernardo Effting, e deste matrimonio nasceram os filhos: Pauline, Bernardo, Rafael e Guinther.  Com 5 anos seus pais vieram para a cidade de Lages, e dali para frente trabalho desde pequena. Conviveu muito com suas raízes, pois seus tios tinham fazendas e nas férias escolares sempre que podia passava no campo. Com isso foi convivendo e aprendendo a gostar de animais, mais precisamente das vacas, pois levantava cedo para tirar leite. Estudou. Trabalhou no açougue que seu pai tinha. Com 17 anos conheceu o senhor Bernardo, que era filho da cidade de Braço do Norte, mas estava morando na cidade de Lages. Quando veio conhecer a cidade de Braço do Norte, noiva, foi direto para a localidade de Pinheiral. Chegou no dia de Corpus Christi e após a procissão, sem querer foi apresenta a toda comunidade. Após casada foram morar na cidade de Içara. Depois foi morar em Chapecó. Mais tarde retornando a Nova Veneza. Até que seus filhos precisaram dela ficou administrando o lar. Mas sempre sentiu que poderia fazer muito mais pela comunidade em que vivia. Cobrava o dízimo e sempre atuante junto à comunidade. No ano de 2003, juntamente com sua amiga veterinária, conversaram com o seu esposo Bernardo Effting, sobre uma granja de porco que estava parada. Foi desta forma que entre idas e vindas a cidade de Braço do Norte que ela achou o que estava buscando, ajudar aqueles que precisam. Conheceu a Maria da EPAGRI, onde a mesma disse que poderia ser a voz das mulheres. Com isso ela foi a primeira mulher presidente em 50 anos da ACCB – Associação Catarinense de Criadores de Bovinos. Também fez parte da diretoria da Associação Brasileira de Jersey. Hoje é a presidente da ACCB Regional Sul. Conseguiu realizar seu sonho, que as pessoas envolvidas com o campo sejam ouvidas.

Ronaldo José Benedet -  Nasceu na cidade de Criciúma (SC) no dia 09 de março de 1956. Filho de João Abel Benedet e de Maria Irene Conti Benedet. Casou com Laura Benedet, onde tiveram os filhos e quatro netos. Se interessou pela política ainda jovem, formou-se na UFSC e fez pós graduação em Ciências Políticas e MBA em Gestão Avançada. Vários cursos de especialização que o ajudaram a se transformar em um político atuante e seguro em suas decisões. No ano de 1990 assumiu a diretoria do Departamento de Transportes e Terminais (DETER), onde adquiriu experiência para fazer a implantação do Sistema de Transportes Coletivo em Criciúma.  Em 1998 elegeu-se Deputado Estadual, se reelegendo no ano de 2002. Já em 2004 foi convidado pelo então Governador Luiz Henrique da Silveira, para assumir a Secretaria do Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina, no qual teve participação direta na liberação de recursos para construção do Quartel da Polícia Militar, e sede do Detran em Braço do Norte, além de viaturas e aumento do efetivo policial. Em 2006 resolveu se candidatar novamente a Deputado Estadual, sendo o segundo mais votado do Estado, retornando em 2007 para a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina. No ano de 2010 retornou as atividades parlamentares da Assembleia Legislativa. Sendo que nas eleições daquele mesmo ano lançou-se como candidato a Deputado Federal elegendo-se pela legenda do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o PMDB. Mais uma vez, agora em 2014, foi mais uma vez eleito deputado federal pelo Estado de Santa Catarina, função que exerce até os dias atuais. Sua atuação com o desenvolvimento de Braço do Norte é frequente, já tendo destinado mais de 4 milhões somente em emendas parlamentares para as áreas da agricultura, saúde, educação, e infraestrutura urbana do município. O Deputado Federal Ronaldo Benedet também foi o autor da proposta de Lei no Congresso Nacional que auferiu o Título de Capital Nacional do gado Gersey ao município de Braço do Norte. Já sendo condecorado com o título de cidadão honorário nos municípios de: Araranguá, Içara, Urussanga, Orleans, São Pedro de Alcântara, Laguna, Imbituba, Garopaba, São Joaquim, Bom Jardim, Capivari de Baixo, Morro da Fumaça, Turvo, Balneário Rincão, São João do Sul e agora na cidade de Braço do Norte.

Ronaldo Fornazza – Começou cedo suas atividades de militante na vida pública, tendo, como primeira trincheira de luta por seus ideais Partido Progressista (PP). Sobressaindo-se como um dos principais jovens da agremiação, inclusive sendo presidente da juventude progressista do partido, em 1998. No ano de 2000 submetia seu nome à aprovação do eleitorado braçonortense para disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores, resultado, que lhe favoreceu a suplência da bancada, assumindo a Câmara de Vereadores em novembro de 2003. Se não foi eleito, no ano de 2000, a votação recebida no entanto lhe serviu de base para concorrer novamente em 2004 como candidato a vereador, sagrando-se nesta oportunidade, como o vereador mais votado em toda a história política da época, com 1.140 votos, assumindo o cargo em 01 de janeiro de 2005. No ano de 2008 foi a reeleição para o cargo de vereador deste município, obtendo mais uma grande vitória nas urnas. Nesta legislatura (2008/2012), foi eleito através de seus colegas vereadores, presidente da Câmara de Vereadores de Braço do Norte, onde, foi conduzido ao posto de prefeito interino de Braço do Norte pelo período de três meses.  Natural de Braço do Norte (SC), nasceu no dia 02 de fevereiro de 1975, na família formada pelo casal Navelino Fornazza e Amélia Bonetti Fornazza. Casado com a senhora Tatiane Nascimento Machado, e possui os filhos Ruan e Davi Miguel. Realizou seus estudos de primeiro grau no Colégio Engenheiro Annes Gualberto, formou-se técnico em contabilidade no Colégio Comercial de Braço do Norte (SC) e, cursou Direito na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em Tubarão (SC). No âmbito das atividades profissionais é servidor público estadual, concursado na área de segurança pública. Ronaldo Fornazza participou dos mais diversos assuntos de interesse do povo Braçonortense. Conquistando grande número de amigos, foi presidente da Associação Anselmo Tramontin (ASTRA), vice-presidente do conselho local da saúde do Programa Saúde Família (PSF) no São Francisco de Assis, membros do centro de tradições gaúchas (CTG) Companheiros de Estância e membro do CAEP da Igreja Matriz Nosso Senhor do Bom Fim, contribuindo, para o êxito das iniciativas da comunidade religiosa, e visando a realização dos objetivos que se destinam à construção de uma sociedade justa, livre e democrática.

Sonia Maria Ramos Pereira -  Nasceu na cidade de Araranguá, no dia 29 de outubro de 1958. Filha de João Oscar Ramos (in memoria) e de Hilda Ferreira Ramos (in memoria). Casou com Roberto Pereira e teve os filhos Roberto, Vinicius e Otávio. No ano de 1980, com seu casamento veio residir na cidade de Braço do Norte. Trabalhou em várias em empresas. Hoje é sócia proprietária do Laboratório Santa Augusta, que está indo para seus 30 anos de atividade aqui na cidade. Fundou a Casa da Amizade de Braço do Norte, que presta atividades sociais através de pessoas engajadas, sendo presidente por dois mandatos. No dia 6 de junho de 1994, fundou a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Braço do Norte, juntamente com a participação de voluntárias, o que mudou a região, tanto na Resolução como na Prevenção da Saúde da Mulher, com profissionalismo e dedicação. Totalmente dedicada em tudo que participa. Tem luz própria e exerce liderança.

Valter José Gallina – Nasceu na cidade de Chapecó, no dia 11 de fevereiro de 1955. Filho de Euclides Gallina e de Leonora Gallina. Casou-se com a senhora Helena Gallina e tiveram os filhos: Aline, Amanda e Matheus. Formado em Engenheiro Civil com especialização em Construção Civil e Estradas – UFSC – 1982. Vasta experiência profissional na área de transportes e obras. Engenheiro do DER; Administrador do Fundo Estadual de Assistência Rodoviária; Diretor de Apoio ao Sistema Rodoviário Municipal da Secretaria de Estado de Transportes e Obras; Coordenador Regional do DER; Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Transportes e Obras; Secretário de Estado dos Transportes e Obras; Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis; Deputado Estadual; Diretor Técnico da Casan; Diretor Presidente da Casan. Atualmente é o presidente/diretor da Casan.

Valdir Volpato – Nasceu na cidade de Braço do Norte no dia 18 de outubro de 1963. Filho do senhor Evaldo Volpato, e senhora Virgínea Souza Volpato. Casou no dia 16 de outubro com a senhora Egiane Bianchini Volpato e tiveram os Juliani e Guilherme. Iniciou seus estudos do 1º Grau no Colégio Estadual Dom Joaquim – Braço do Norte; Instituto São José – Orleans. O 2º no Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens – Araranguá e no Colégio Barddal – Florianópolis. Graduação – Universidade Federal de Santa Catarina – Engenheiro Civil – 1987; Pós Graduação a nível de Especialização “Latu Sensu” em Estruturas – Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista – Monografia Vigas de Transição. Participou de vários cursos de especialização e atuou em várias atividades profissionais como: Inspetor do CREA/SC- Região de Braço do Norte-1996/2003; Diretor de Patrimônio do Clube Cruzeiro- Braço do Norte-1989/2012; Presidente da Comissão de Construção da APAE-Braço do Norte-1994/1997; Presidente da Comissão de Const. da Casa Lar do Menor- B. do Norte1989/1994; Engenheiro Fiscal - Contratado pela Caixa Econômica Federal período 1996-99; Engenheiro Fiscal SAMAE de São Ludgero; Sócio Gerente da VB Engenharia Projetos e Assessoria Ltda 1990/2000; Membro da Equipe Técnica de Reforma da Igreja Nosso Senhor do Bom Fim; Membro da Equipe Téc. de Implantação da PCH Nova Fátima-S.Rosa de Lima; Responsável Técnico pela Empresa STANGE Pré-Moldados período 1994-99; Diretor de Urbanismo da Prefeitura Municipal de Braço do Norte-2003/2004; Secretário de Transportes e Obras do Município de Braço do Norte-2004; Membro da Conselho Técnico para Análise do Plano Diretor de B. do Norte-2008/2012; Sócio da Empresa MLV Engenharia e Assessoria Ltda.; Secretário de Governo e Cidadania – 2016.

Notícias

Vereadora Maria Kulkamp assume a prefeitura de Braço do Norte
Vereadora Maria Kulkamp assume a prefeitura de Braço do Norte


Maria está em seu terceiro mandato no legislativo, e preside a Câmara de Vereadores de Braço do Norte desde janeiro de 2017. A presidente assumirá a vaga deixada pelo vice-prefeito, Ronaldo Fornazza, que está em tratamento de saúde. O prefeito Beto, que se afastará para tratar de assuntos pessoais, ressaltou que determinou o desconto do valor referente aos cinco dias em que ficará afastado...[LEIA MAIS]...

Nesta segunda-feira (11), os vereadores braçonortenses deliberaram sobre as seguintes proposições
Nesta segunda-feira (11), os vereadores braçonortenses deliberaram sobre as seguintes proposições


Reuniram-se nas dependências da sede da Câmara Municipal de Braço do Norte, sob a presidência da senhora vereadora Maria da Silva Kulkamp, os vereadores da 15ª Legislatura para deliberar as seguintes matérias na ordem do dia (...) e convocou os senhores vereadores para a próxima sessão extraordinária, no dia 13 de dezembro de 2017, às 19:00 horas nas Dependências da Sede do Poder Legislativo Municipal...[LEIA MAIS]...

FECAM será parceira na implantação do Programa Internet para Todos do governo federal
FECAM será parceira na implantação do Programa Internet para Todos do governo federal


Ao todo serão cerca de 40 mil pontos disponibilizados, que também serão usados para defesa, educação e saúde. O município que quiser participar deverá se inscrever e se for selecionado será responsável por ceder um terreno, além de custear despesas de energia elétrica e segurança do local. O governo federal fará a instalação de todo o equipamento sem custo para as prefeituras...[LEIA MAIS]...

Municípios catarinenses recebem 1% do FPM nesta quinta-feira, 7
Municípios catarinenses recebem 1% do FPM nesta quinta-feira, 7

Será creditado nesta quinta-feira, 7, o 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A conquista do movimento municipalista representará o depósito de pouco mais de R$ 150 milhões nas contas das 295 prefeituras catarinenses, segundo estimativa da Federação Catarinense de Municípios. Para todo o país, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) estima que o valor será de R$ 4,022 bilhões.
...[LEIA MAIS]...

Consema aprova resolução para licenciamento de cemitérios antigos
Consema aprova resolução para licenciamento de cemitérios antigos

Os membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA aprovaram em reunião nesta sexta-feira (1), a resolução que permitirá a regularização do licenciamento de cemitérios antigos, instalados até abril de 2003, em Santa Catarina. O conselheiro da entidade e engenheiro sanitarista da AMUREL, Alexandre Martins, e a assessora jurídica da FECAM, Juliana Plácido, participaram do encontro e acompanham o assunto desde abril...[LEIA MAIS]...

Circuito Nacional do Gado Jersey premeia Braço do Norte como a melhor genética
Circuito Nacional do Gado Jersey premeia Braço do Norte como a melhor genética


Uma comitiva de lideranças de Braço do Norte estiveram no último sábado (25) em Balneário Camboriú, para participar do Circuito Nacional do Gado Jersey. Estiveram presentes o vice-prefeito Ronaldo Fornaza, a presidente da Câmara Maria da Silva Kulkamp, o secretário de agricultura Adir Engels, o presidente do sindicato Edemar Della Guistina, bem como, a Diretoria da ACCB...[LEIA MAIS]...

Prefeitura repassa mais R$ 40 mil ao HST através de devolução da Câmara
Prefeitura repassa mais R$ 40 mil ao HST através de devolução da Câmara

Mais R$ 40 mil serão repassados pelo município de Braço do Norte para o Hospital Santa Teresinha (HST), no final da tarde desta segunda-feira, 27. A assinatura do Termo de Convênio de Repasse aconteceu na Câmara de Vereadores, com a presença de representantes do hospital e vereadores. O montante repassado ao Santa Teresinha, R$ 40 mil, é oriundo de mais uma devolução realizada pela Câmara de Vereadores, e servirá para a aplicação no pagamento de materiais e medicamentos de uso hospitalar...[LEIA MAIS]...

Municípios catarinenses receberão R$ 78 milhões com AFM adicional
Municípios catarinenses receberão R$ 78 milhões com AFM adicional

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) calculou quanto cada Município catarinense deve receber do Aporte Financeiro aos Municípios (AFM), que soma R$ 2 bilhões para todo país. Cerca de R$ 78 milhões devem ser repassados pelo governo federal para as 295 administrações municipais de Santa Catarina. O repasse foi anunciado no dia 22 de novembro, durante audiência do presidente da República, Michel Temer, com líderes do movimento municipalista...[LEIA MAIS]...

Importância e desafios da comunicação pública pautam evento em Florianópolis
Importância e desafios da comunicação pública pautam evento em Florianópolis


De que forma a comunicação pode alavancar o potencial turístico dos municípios?; Criatividade. Como fazer diferente?; Marketing Estratégico; Como a Transparência impacta na vida das Pessoas?; Princípios da Impessoalidade e da Publicidade; Investimento em Comunicação e Retorno para o Cidadão; e o papel da Comunicação na prevenção, redução e gestão de crises. Esses são alguns dos assuntos que estarão em pauta no 2° Seminário Catarinense de Comunicação Pública, entre 22 a 24 de novembro...[LEIA MAIS]...

Câmara entrega novos Títulos de Cidadão Benemérito
Câmara entrega novos Títulos de Cidadão Benemérito


Presidida pela presidente do Legislativo, senhora Maria da Silva Kulkamp, a sessão entregou os títulos de Cidadãos Honorários para os homenageados: Sonia Maria Ramos Pereira, Maria Rosinete Souza Effting, Marcos Aurélio Ramm, Ronaldo Benedet, Ronaldo Fornazza, Amélia Felipe da Silva, Valter José Gallina, e o senhor Valdir Volpato...[LEIA MAIS]...