100%

Mulheres braçonortenses recebem título de benemerência

Mulheres braçonortenses recebem título de benemerência Vereadores fazem homenagem ao dia internacional da mulher
É o segundo ano consecutivo que o Poder Legislativo homenagea importantes mulheres braçonortenses com o titulo de “Mulher Destaque Braçonortense”. Esta honraria é concedida pelo Poder Legislativo de Braço do Norte somente uma vez no ano, e é conforme a instituição da Lei nº. 3.083, de 26 de Fevereiro de 2016. O principal objetivo da lei é valorizar as mulheres que escreveram e, ainda escrevem importantes páginas de nossa história.

Neste ano de 2017, as homenageadas foram as senhoras Líoba Wiggers Eing, Cecília Wiggers Eing, e Brígida Wiggers, que receberam o título de “Mulher Destaque Braçonortense” pelos relevantes serviços prestados a sociedade de modo geral.

A presidente do Clube e Mães de Braço do Norte, senhora Maristela da Cunha Cardoso, falou em nome da entidade e frisou a importância das homenageadas na área da saúde, educação e da fé nos lares de cada família deste município. Também fez uso da palavra a senhora Maria Aparecida Borba Mafei, representando a AVA e o Lions Clube de Braço do Norte, lembrou do motivo que comemoramos o dia internacional da mulher (8 de março), e os avanços da mulher no mundo.

Representando o prefeito Roberto Kuerten Marcelino (estava em viagem de trabalho na capital do Estado), o secretário de administração Silvano Mates parabenizou as homenageadas da noite e parabenizou pelos relevantes serviços prestados a toda sociedade braçonortense, e que hoje elas representam todas as mulheres braçonortenses que lutam diariamente por melhores condições. 

Por fim, a presidente do Poder Legislativo, vereadora Maria da Silva Kulkamp, encerrou os trabalhos da Sessão Solene relatando a importância da lei que instituiu o título de “Mulher Destaque Braçonortense”, pois valoriza e reconhece ainda mais a mulher perante a sociedade. Afirmando que a Câmara Municipal de Braço do Norte estará sempre a disposição das entidades de classe organizada. Ao final, convidou os homenageados, familiares e demais presentes para um coquetel de confraternização na própria sede.

                    Confira o histórico das homenageadas: 

LÍOBA WIGGERS EING:

           Nasceu em 15/11/1937 na comunidade de São José, onde cursou os três primeiros anos. Mudou-se para Braço do Norte e aqui continuou seus estudos até terminar o curso regional.
           Ser professora era seu grande sonho, por isso, com muito sacrifício, mudou-se para Blumenau onde realizou o sonho de ser normalista. Fez concurso e começou a lecionar curso primário no Colégio Dom Joaquim em 1959.
           Em 1964, com a inauguração da Escola Básica Annes Gualberto, lá iniciou seu trabalho, sendo uma das primeiras professoras. Lecionou no curso primário por quinze anos. Frequentou curso superior na antiga FESSC, graduando-se em Letras Português/Inglês. Voltou ao Colégio Dom Joaquim onde lecionou no curso regional e 2º grau até sua aposentadoria, em 1982.
           Casou-se com Florentino Eing em 1960 e tiveram 4 filhos: Rosinete, Ronaldo, Claudimar e Naira. Dedicou-se por muito tempo aos trabalhos da igreja. Foi coordenadora da equipe de liturgia, ministra da eucaristia, catequista e palestrante do curso de noivos.
           Em 1986 acolheu seus pais idosos em sua casa e a eles se dedicou por mais de dez anos, até seus últimos dias. Hoje, com 79 anos completos, casada há 56 anos, dedica seu tempo a cuidar da casa e a curtir as pequenas netas.
            “Minha maior satisfação é a consciência do dever cumprido. Reconheço ter falhado muitas vezes na minha missão de ‘servir’, pois o tropeço é comum a todos os mortais. Sou grata a Deus, a meus familiares e a comunidade na qual me realizei e vivi por tantos anos”.

CECÍLIA WIGGERS EING:
 
            
Nasceu na cidade de Santa Rosa de Lima no dia 04 de agosto de 1931. Filha de Jacó Wiggers e Ana Rohling Wiggers. Vivendo por muitos anos com seus 12 irmãos e trabalhando na lavoura.
           Desde pequena era prestativa, ajudando em trabalhos comunitários e em atividades relacionadas à sua religião. Quando adolescente, sentiu a necessidade de estudar e se preparar para ajudar as mulheres grávidas, pois na época muitas mortes ocorriam por falta de alguém para ajudá-las na hora do parto. Deixou a família e amigos e partiu para Florianópolis onde permaneceu até concluir o curso de enfermeira obstétrica em 1951.
           De volta a cidade de Braço do Norte iniciou seus trabalhos como enfermeira, onde também prestou serviços como vacinadora no posto de saúde de Braço do Norte. Anos depois, conheceu o senhor Vitório Eing com quem se casou e tiveram três filhos: Edna, Adelinde, Maria Helena e Odimar.
           No ano de 2003, foi homenageada como cidadã honorária de Braco do Norte. título que a deixou muito feliz, pois sentiu que houve reconhecimento pela dedicação dispensada à comunidade em geral.
           Em 2012, foi lançado um livro com sua biografia, momento que reuniu amigos e familiares para comemorar. Hoje aos 85 anos, viúva, venceu várias enfermidades e está vivendo momentos de gratidão. Anos vividos com dificuldades, lutas, porém muitos momentos de alegria.
           A família está orgulhosa de mais uma vez prestigiar uma homenagem a ela concedida.


BRÍGIDA WIGGERS:

        Filha de Paulo Wiggers e de Elizabeth Vandresen Wiggers, a sétima dos treze irmãos. Nasceu em Santa Rosa de Lima, no dia 30 de dezembro de 1939.
        Foi batizada no dia 12 de fevereiro de 1939 na Capela de São José, então Paróquia de Rio Fortuna. A crisma e a primeira comunhão aconteceram em Santa Rosa de Lima.
        Seus sonhos foram se concretizando ao conhecer as Irmãs do Instituto Coração de Jesus de Braço do Norte. Sempre visitava a instituição, pois já tinha duas irmãs que estavam lá. Quando tinha 16 anos foi convidada a fazer parte da Instituição. A partir deste convite descobriu que este seria o caminho que queria seguir.
        Acompanhada pelos pais entrou no Juvenato no dia 21 de janeiro de 1956. Fez a Consagração Religiosa no dia 02 de fevereiro de 1961, tendo como lema “Eis-me aqui Senhor”. Atos 9,10.
        A vida prosseguiu. Deus esteve presente no momento do sim e acompanhou passo a passo em missão. Iniciou suas atividades na cidade de Braço do Norte, um ano com a catequese e internato de estudantes. Seguiu para a cidade de Capivari de Baixo, onde trabalhou por dois anos no jardim de infância. Na cidade de Tubarão, no bairro Humaitá, trabalhou por um período de quatro anos no Jardim de Infância Santo Afonso e na catequese da paróquia.
        Retornou a cidade de Braço do Norte – na Casa Regional para um ano de formação. Na cidade de Palhoça ficou por dois anos. Concluiu seus estudos e trabalhou no Jardim de Infância Menino Jesus. Desempenhou um longo trabalho na cidade de Paulo Lopes, onde trabalhou por 14 anos no Colégio Estadual Frederico Santos e na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Após este anos ocorreu a aposentadoria. Depois ainda trabalhou por quatro anos no Asilo São Vicente de Paulo em Criciúma.
        A partir do ano de 1991 ficou residência na cidade de Braço do Norte, onde trabalhou por 14 anos no grupo de catequese fazendo parte da equipe de coordenação Comarcal e Diocesana da Catequese.

Notícias

Segundo decêndio do FPM de junho será pago nesta terça-feira, 20
Segundo decêndio do FPM de junho será pago nesta terça-feira, 20


Os Municípios catarinenses receberão R$ 212.383.443,14 referente ao 2º decêndio de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor – com o desconto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – será pago às prefeituras nesta terça-feira...[LEIA MAIS]...

Valmor Turazzi visita a presidente do Legislativo Municipal
Valmor Turazzi visita a presidente do Legislativo Municipal


Morador do Distrito de Pinheiral e ex-vereador de Braço do Norte, o senhor Valmor Turazzi esteve nesta sexta-feira (16) na sede da Câmara Municipal, sendo recebido no gabinete pela vereadora e presidente, senhora Maria da Silva Kulkamp (PP). No encontro, Turazzi apresentou os vários seguimentos produtivos do agronegócio no...[ LEIA MAIS]..

Vereadores deliberaram sobre as seguintes matérias nesta segunda (12)
Vereadores deliberaram sobre as seguintes matérias nesta segunda (12)


Aos 12 dias do mês de junho de 2017 reuniram-se nas dependências da sede da Câmara Municipal de Braço do Norte, sob a presidência da senhora vereadora Maria da Silva Kulkamp, os vereadores da 15ª Legislatura para deliberar as seguintes matérias na ORDEM DO DIA...[LEIA MAIS]...

Vereadores deliberaram sobre as seguintes matérias nesta segunda (05)
Vereadores deliberaram sobre as seguintes matérias nesta segunda (05)


Fizeram uso da palavra, a vereadora Maria Kulkamp (PP), que falou sobre os objetivos Lions e sua história no mundo. Vereador Israel de Souza (PMDB), falou sobre o transporte escolar no Distrito do Pinheiral. Vereador Roberto Kindermann (PSD), falou sobre as melhorias feitas na secretaria de obras de Braço do Norte...[LEIA MAIS]...

Bancada catarinense vota 100% pela derrubada do veto do ISS
Bancada catarinense vota 100% pela derrubada do veto do ISS


A mobilização da Federação Catarinense dos Municípios – FECAM e Associação de Municípios pela derrubada do veto presidencial 52/2016 surtiu efeito no Congresso Nacional. Em sessão conjunta de deputados e senadores na noite desta terça-feira, 30, a bancada de parlamentares catarinenses foi a única...[LEIA MAIS]...

Vereadores deliberaram sobre as seguintes matérias nesta segunda (29)
Vereadores deliberaram sobre as seguintes matérias nesta segunda (29)

Fizeram uso da palavra, a senhorita Márcia Pereira, presidente da Associação de Moradores dos Bairros Floresta e Trevo, frisando a importância da participação comunitária junto aos poderes públicos. A presidente da Câmara Municipal de Braço do Norte, senhora vereadora Maria da Silva Kulkamp, autora do Título de Papai Noel Oficial do Município de Braço do Norte, ao senhor Alberto José Antônio Martinho. O vereador Jacinto Orben Perin, que homenageou os caratecas braçonortenses pela brilhante participação no...[LEIA MAIS]...

Sessão do Congresso Nacional que apreciará veto do ISS está marcada para esta terça-feira, 30
Sessão do Congresso Nacional que apreciará veto do ISS está marcada para esta terça-feira, 30

Apesar do conturbado momento político do país, é grande a expectativa dos municipalistas brasileiros com a possível votação do veto 52/2016, que impede a redistribuição igualitária do Imposto sobre Serviços (ISS) aos municípios. A matéria pode ser apreciada em sessão conjunta do Congresso Nacional marcada para esta terça-feira, 30, a partir das 19h30. A Federação Catarinense dos Municípios – FECAM, reforça o alerta da Confederação Nacional de Municípios - CNM para que haja mobilização dos gestores junto aos congressistas para que votem pela derrubada do veto...[LEIA MAIS]...

Governador Raimundo Colombo visita região
Governador Raimundo Colombo visita região

Mesmo com meses a fio de queda acentuada na arrecadação, Raimundo Colombo projeta números positivos com a safra agrícola, exportações e com a temporada de verão no Estado. “Com relação ao turismo, já recebemos da Argentina, por exemplo, uma previsão de que esse ano cerca de dois milhões de argentinos visitem Santa Catarina nos meses de verão. Isso traz oportunidades de emprego, renda e aumento na geração de impostos”, completa....[LEIA MAIS]...

Lei de Acesso à Informação avança em Santa Catarina
Lei de Acesso à Informação avança em Santa Catarina

A ferramenta é referência no país e levou o coordenador de desenvolvimento regional da entidade municipalista, Emerson Souto, a ser um dos convidados para falar sobre a experiência no evento comemorativo de 5 anos da LAI do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União...[LEIA MAIS]...