100%

Mulheres braçonortenses recebem título de benemerência

Mulheres braçonortenses recebem título de benemerência Vereadores fazem homenagem ao dia internacional da mulher
É o segundo ano consecutivo que o Poder Legislativo homenagea importantes mulheres braçonortenses com o titulo de “Mulher Destaque Braçonortense”. Esta honraria é concedida pelo Poder Legislativo de Braço do Norte somente uma vez no ano, e é conforme a instituição da Lei nº. 3.083, de 26 de Fevereiro de 2016. O principal objetivo da lei é valorizar as mulheres que escreveram e, ainda escrevem importantes páginas de nossa história.

Neste ano de 2017, as homenageadas foram as senhoras Líoba Wiggers Eing, Cecília Wiggers Eing, e Brígida Wiggers, que receberam o título de “Mulher Destaque Braçonortense” pelos relevantes serviços prestados a sociedade de modo geral.

A presidente do Clube e Mães de Braço do Norte, senhora Maristela da Cunha Cardoso, falou em nome da entidade e frisou a importância das homenageadas na área da saúde, educação e da fé nos lares de cada família deste município. Também fez uso da palavra a senhora Maria Aparecida Borba Mafei, representando a AVA e o Lions Clube de Braço do Norte, lembrou do motivo que comemoramos o dia internacional da mulher (8 de março), e os avanços da mulher no mundo.

Representando o prefeito Roberto Kuerten Marcelino (estava em viagem de trabalho na capital do Estado), o secretário de administração Silvano Mates parabenizou as homenageadas da noite e parabenizou pelos relevantes serviços prestados a toda sociedade braçonortense, e que hoje elas representam todas as mulheres braçonortenses que lutam diariamente por melhores condições. 

Por fim, a presidente do Poder Legislativo, vereadora Maria da Silva Kulkamp, encerrou os trabalhos da Sessão Solene relatando a importância da lei que instituiu o título de “Mulher Destaque Braçonortense”, pois valoriza e reconhece ainda mais a mulher perante a sociedade. Afirmando que a Câmara Municipal de Braço do Norte estará sempre a disposição das entidades de classe organizada. Ao final, convidou os homenageados, familiares e demais presentes para um coquetel de confraternização na própria sede.

                    Confira o histórico das homenageadas: 

LÍOBA WIGGERS EING:

           Nasceu em 15/11/1937 na comunidade de São José, onde cursou os três primeiros anos. Mudou-se para Braço do Norte e aqui continuou seus estudos até terminar o curso regional.
           Ser professora era seu grande sonho, por isso, com muito sacrifício, mudou-se para Blumenau onde realizou o sonho de ser normalista. Fez concurso e começou a lecionar curso primário no Colégio Dom Joaquim em 1959.
           Em 1964, com a inauguração da Escola Básica Annes Gualberto, lá iniciou seu trabalho, sendo uma das primeiras professoras. Lecionou no curso primário por quinze anos. Frequentou curso superior na antiga FESSC, graduando-se em Letras Português/Inglês. Voltou ao Colégio Dom Joaquim onde lecionou no curso regional e 2º grau até sua aposentadoria, em 1982.
           Casou-se com Florentino Eing em 1960 e tiveram 4 filhos: Rosinete, Ronaldo, Claudimar e Naira. Dedicou-se por muito tempo aos trabalhos da igreja. Foi coordenadora da equipe de liturgia, ministra da eucaristia, catequista e palestrante do curso de noivos.
           Em 1986 acolheu seus pais idosos em sua casa e a eles se dedicou por mais de dez anos, até seus últimos dias. Hoje, com 79 anos completos, casada há 56 anos, dedica seu tempo a cuidar da casa e a curtir as pequenas netas.
            “Minha maior satisfação é a consciência do dever cumprido. Reconheço ter falhado muitas vezes na minha missão de ‘servir’, pois o tropeço é comum a todos os mortais. Sou grata a Deus, a meus familiares e a comunidade na qual me realizei e vivi por tantos anos”.

CECÍLIA WIGGERS EING:
 
            
Nasceu na cidade de Santa Rosa de Lima no dia 04 de agosto de 1931. Filha de Jacó Wiggers e Ana Rohling Wiggers. Vivendo por muitos anos com seus 12 irmãos e trabalhando na lavoura.
           Desde pequena era prestativa, ajudando em trabalhos comunitários e em atividades relacionadas à sua religião. Quando adolescente, sentiu a necessidade de estudar e se preparar para ajudar as mulheres grávidas, pois na época muitas mortes ocorriam por falta de alguém para ajudá-las na hora do parto. Deixou a família e amigos e partiu para Florianópolis onde permaneceu até concluir o curso de enfermeira obstétrica em 1951.
           De volta a cidade de Braço do Norte iniciou seus trabalhos como enfermeira, onde também prestou serviços como vacinadora no posto de saúde de Braço do Norte. Anos depois, conheceu o senhor Vitório Eing com quem se casou e tiveram três filhos: Edna, Adelinde, Maria Helena e Odimar.
           No ano de 2003, foi homenageada como cidadã honorária de Braco do Norte. título que a deixou muito feliz, pois sentiu que houve reconhecimento pela dedicação dispensada à comunidade em geral.
           Em 2012, foi lançado um livro com sua biografia, momento que reuniu amigos e familiares para comemorar. Hoje aos 85 anos, viúva, venceu várias enfermidades e está vivendo momentos de gratidão. Anos vividos com dificuldades, lutas, porém muitos momentos de alegria.
           A família está orgulhosa de mais uma vez prestigiar uma homenagem a ela concedida.


BRÍGIDA WIGGERS:

        Filha de Paulo Wiggers e de Elizabeth Vandresen Wiggers, a sétima dos treze irmãos. Nasceu em Santa Rosa de Lima, no dia 30 de dezembro de 1939.
        Foi batizada no dia 12 de fevereiro de 1939 na Capela de São José, então Paróquia de Rio Fortuna. A crisma e a primeira comunhão aconteceram em Santa Rosa de Lima.
        Seus sonhos foram se concretizando ao conhecer as Irmãs do Instituto Coração de Jesus de Braço do Norte. Sempre visitava a instituição, pois já tinha duas irmãs que estavam lá. Quando tinha 16 anos foi convidada a fazer parte da Instituição. A partir deste convite descobriu que este seria o caminho que queria seguir.
        Acompanhada pelos pais entrou no Juvenato no dia 21 de janeiro de 1956. Fez a Consagração Religiosa no dia 02 de fevereiro de 1961, tendo como lema “Eis-me aqui Senhor”. Atos 9,10.
        A vida prosseguiu. Deus esteve presente no momento do sim e acompanhou passo a passo em missão. Iniciou suas atividades na cidade de Braço do Norte, um ano com a catequese e internato de estudantes. Seguiu para a cidade de Capivari de Baixo, onde trabalhou por dois anos no jardim de infância. Na cidade de Tubarão, no bairro Humaitá, trabalhou por um período de quatro anos no Jardim de Infância Santo Afonso e na catequese da paróquia.
        Retornou a cidade de Braço do Norte – na Casa Regional para um ano de formação. Na cidade de Palhoça ficou por dois anos. Concluiu seus estudos e trabalhou no Jardim de Infância Menino Jesus. Desempenhou um longo trabalho na cidade de Paulo Lopes, onde trabalhou por 14 anos no Colégio Estadual Frederico Santos e na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Após este anos ocorreu a aposentadoria. Depois ainda trabalhou por quatro anos no Asilo São Vicente de Paulo em Criciúma.
        A partir do ano de 1991 ficou residência na cidade de Braço do Norte, onde trabalhou por 14 anos no grupo de catequese fazendo parte da equipe de coordenação Comarcal e Diocesana da Catequese.

Notícias

Câmara retorna seus trabalhos legislativos após recesso
Câmara retorna seus trabalhos legislativos após recesso


No retorno do recesso, os vereadores de Braço do Norte abriram a 18ª Sessão Ordinária de 2017 nesta segunda-feira (07). Com vários projetos na pauta, a presidente Maria Kulkamp abriu o semestre e produziu sequência nas matérias apresentadas a mesa diretora da Casa. Dentre os assuntos discutidos e deliberados na pauta do dia, a presidente Maria destacou a audiência com excelentíssimo senhor Reitor Mauri Heerdt da Unisul...[LEIA MAIS]...

Vereadores recebem representantes da Unisul e Weber Empreendimentos
Vereadores recebem representantes da Unisul e Weber Empreendimentos

Os vereadores de Braço do Norte estiveram reunidos nesta quinta-feira (03) com representantes da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, e Weber Empreendimentos. Na oportunidade abordaram vários assuntos relacionados ao projeto de ensino da Unisul para Braço do Norte e região. Buscaram informações sobre os cursos oferecidos pela Unidade de Ensino da Unisul em São José atualmente, e os pretendidos para a Nova Unidade de Ensino da Unisul que será inaugurada em breve no Rio Bonito...[LEIA MAIS]...

Vereadores participam de reunião para Consórcio de Usinagem Asfáltica
Vereadores participam de reunião para Consórcio de Usinagem Asfáltica


Uma equipe do Consórcio de Pinhalzinho participou da reunião para esclarecer os pontos duvidosos, e descreveram as experiências vivenciadas naquele município. Se este consócio for efetivado pelos municípios da nossa região, nossas prefeituras poderão economizar até 45% nos custos para asfaltar suas Ruas...[LEIA MAIS]...

Beto assina ordem de serviço para obras do Estádio Municipal
Beto assina ordem de serviço para obras do Estádio Municipal

O Estádio Municipal Lauro Koch ganhou sua denominação através da Lei Municipal 286/79, de 25 de abril de 1979, sancionada pelo então prefeito Laércio Michels, quando sua construção ainda estava no início. Foi inaugurado em 1980, juntamente com o complexo esportivo, durante as festividades de 25 anos de emancipação político-administrativa da cidade...[LEIA MAIS]...

Van adquirida com recursos próprios é entregue a Secretaria de Saúde
Van adquirida com recursos próprios é entregue a Secretaria de Saúde


A presidente do Poder Legislativo, vereadora Maria da Silva Kulkamp observou: “A aquisição deste veículo teve muito a participação direta e indiretamente da Câmara de Vereadores de Braço do Norte, pois foi através da economia de todos os vereadores que repassamos ao Poder Executivo o valor de 430 mil reais para serem investidos na saúde, e com isso ficamos felizes em poder participar desta entrega de veículo que atenderá nossos munícipes...[LEIA MAIS]...

Vereador Israel de Souza em busca de recursos
Vereador Israel de Souza em busca de recursos

O vereador Israel de Souza (PMDB) esteve nesta quarta-feira, dia 26, na capital do estado articulando recursos para o município de Braço do Norte. Esteve na Secretaria Estadual de Infraestrutura com o secretário Luiz Fernando Vampiro viabilizando recursos para pavimentação. Entre os pedidos está o pleito de uma emenda para asfaltar a Rua José Teodoro Heidemann, comunidade de Baixo Pinheiral. “O projeto atualizado da rua e os documentos necessários para finalizar o convênio estão nas mãos do secretário Vampiro”, disse Israel. A obra será feita em parceira com a prefeitura municipal...[LEIA MAIS]....

Rede Feminina já começa planejar o Outubro Rosa 2017
Rede Feminina já começa planejar o Outubro Rosa 2017


Em Braço do Norte, com o mês de outubro se aproximando, as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer se reuniram nesta segunda-feira (24) para iniciar as ações do “Outubro Rosa 2017”. Na pauta faram discutidas as ações e estratégias que serão utilizadas neste ano, objetivando atingir os melhores resultados possíveis na prevenção e no tratamento das doenças femininas, tendo como foco principal o câncer de mama....[LEIA MAIS]...

Lions Clube de Braço do Norte tem nova diretoria
Lions Clube de Braço do Norte tem nova diretoria


A nova diretoria executiva do Lions Clube Vale de Braço do Norte, Distrito LD9 tomou posse nesta quinta-feira (20), em solenidade realizada na Churrascaria Castelinho de Braço do Norte. O novo presidente Rogério Uliano e sua diretoria receberam posse do então presidente Alexandre Borgert Espíndola, em empossou a nova diretoria em ato oficial...[LEIA MAIS]...

IBGE iniciará em outubro o Censo Agro 2017
IBGE iniciará em outubro o Censo Agro 2017


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, organização pública responsável pelos levantamentos e gerenciamentos dos dados e estatísticas brasileiras, apresentou seu plano de trabalho para 2017 no município de Braço do Norte. Na oportunidade, em conversa com a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Maria da Silva Kulkamp, repassou o convite para o legislativo municipal participar das Comissões Municipais de Geografia e Estatísticas...[LEIA MAIS]...

AMUREL busca consolidar parceria com o Poder Legislativo Braçonortense
AMUREL busca consolidar parceria com o Poder Legislativo Braçonortense


Os representantes do setor de engenharia e arquitetura da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), estiveram reunidos nesta terça-feira (11) com os vereadores representantes das Câmaras Municipais dos municípios filiados, para apresentar seus convênios de proposta e parceria. Os trabalhos oferecidos pela Amurel, refere-se a elaboração de projetos fundamentais para busca de recursos e...[LEIA MAIS]...